quinta-feira, 28 de maio de 2009

Métodos Quantitativos

ATIVIDADE PROGRAMADA ORIENTADA


O presente trabalho consiste em duas partes. A primeira compreende uma pesquisa realizada via internet, sobre pesquisas científicas na área da Psicologia, desenvolvidas no Brasil, desde a década de 30, sendo separadas por décadas. A segunda parte consiste em uma tabulação estatística sobre a quantidade de pesquisas encontradas em cada década.

PESQUISA:

Foram encontradas três pesquisas realizadas na década de 30. São elas: Parâmetros psicométricos de instrumentos de interesse profissional; Édouard Claparède (1873-1940): interesse, afetividade e inteligência na concepção da psicologia funcional; e Medicalização, escola nova e modernização da Nação.

Encontramos apenas uma pesquisa realizada em cada uma das décadas de 40, 50, 60, 70 e 80. São elas em ordem cronológica: Psicologia do desenvolvimento - O legado de Ângela Biaggio para o Brasil; Origem e relevância de um laboratório de psicologia no Brasil na década de 1950; Contribuições da Psicologia à Higiene Mental nos Processos de Ajustamento Social: a Adaptação dos Imigrantes e Migrantes ao Novo Meio como Problema de Higiene Mental; O curso da reforma: ensino de psicologia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul; e Psicologia e educação matemática: um olhar sobe as pesquisas produzidas no Brasil.

Na década de 90, entre 1990-1997, encontramos um site que faz uma análise dos 749 periódicos brasileiros realizados naquele período.

Encontramos 16 pesquisas realizadas entre 2000 e 2009. São elas: Cultura e cidade em faixa de risco; Avaliação psicológica no trânsito: perspectiva dos motoristas; Conhecimento sobre desenvolvimento infantil em mães primíparas de diferentes centros urbanos do Brasil; A avaliação psicossocial no contexto da adoção: vivências das famílias adotantes; Condições afetivo-emocionais em mulheres com síndrome pré-menstrual através do Z-Teste e do IDATE; Análise custo-benefício do reforço negativo em contingências de esquiva sinalizada; Estudo empírico dos antecedentes de medidas de impacto do treinamento no trabalho; Identidade e pluralismo: identidade religiosa em adeptos brasileiros de novas religiões japonesas; A dinâmica conjugal pós-infarto; Conjugalidade gay e lésbica e rede de apoiosocial; O uso do celular na adolescência e sua relação com a família e grupo de amigos; Variabilidade comportamental em humanos: efeitos de regras e contingências; Agressividade e o adolescente em conflito com a lei: um estudo psicanalítico; O conceito de morte em crianças portadoras de doenças crônicas; Revoluções tecnológicas e transformações subjetivas; Psicologia Ambiental: Algumas considerações sobre sua área de pesquisa e ensino.


Dados Tabelados:

Tabela 01 - A tabela abaixo mostra os trabalhos desenvolvidos no Brasil que contribuíram no desenvolvimento no campo da psicologia.


Tabela 02 - Freqüência e porcentagem da produção por década.


Gráfico - Freqüência e porcentagem da produção por década.

Nenhum comentário:

Postar um comentário