quarta-feira, 29 de abril de 2009

Fundamentos Filosóficos e Epistemológicos da Psicologia

PSICOLOGIA CIENTÍFICA - IDADE CONTEMPORÂNEA - SÉCULO XX
Exemplificando através do filme: “NÓS QUE AQUI ESTAMOS POR VÓS ESPERAMOS”

Neste filme-documentário, o autor Marcelo Masagão faz uma viagem pelo século XX, através de um rico mosaico composto por centenas de imagens de arquivo extraídas de reportagens de TV, fotos antigas, filmes como Powaaqatsi, de Geoffrey Reggio, e clássicos do cinema, como Um Cão Andaluz, de Buñuel e Dalí, e Viagem à Lua, de Georges Meliès, e pouquíssimas legendas.

Dessa forma, o filme reúne os principais fatos históricos, políticos e sociais, relacionando-os com o pensamento “filosófico/psicológico” da época. O século mais movimentado na história do desenvolvimento do conhecimento e das ciências, também foi palco de grandes tragédias, vivenciando a dualidade criação-destruição e a banalização da morte.

No início do século XX a civilização humana progredia a cada ano com os novos conhecimentos adquiridos, desenvolvendo maquinários complexos, produzindo em série na indústria, carros, metrô, telefone, televisão, bombas. Neste momento, o capitalismo começou a se estabelecer, de forma social, econômica e política, em toda Europa. Assim, a necessidade desenfreada de supremacia, desencadeou a 1ª Grande Guerra Mundial, que foi essencialmente imperialista. Neste momento surge o Socialismo na Rússia.

Havia uma sensação, vivenciada coletivamente, de que as ciências iriam sempre descobrir novas soluções para os problemas humanos, assim, a Psicologia científica passou por um processo de reestruturação com o surgimento de grandes escolas psicológicas, como por exemplo, o Behaviorismo com o condicionamento operante, e a Psicanálise com sua busca pela compreensão das perturbações mentais advindas da guerra.

A segunda metade deste século presenciou o desenvolvimento do Socialismo na Rússia, transformando-a na URSS, e sua tentativa de substituir o capitalismo imperialista europeu, que culminou na 2ª Grande Guerra Mundial, com utilização das armas nucleares produzindo destruição em massa. Houveram outras guerras, cujos objetivos variaram desde soberania econômica à religiosa.

Os avanços na relatividade, na quântica, na física nuclear e, nas ciências generativas, como a ciência cognitiva, cibernética, genética e generativa linguística, e na rica produção literária, artística, como no Cinema e na Música, foi uma forma enriquecedora de propagar os pensamentos filosóficos do final do século XX.

Marcelo Masagão, autor do documentário “Nós que aqui estamos, por vós esperamos”, através da sua sensibilidade fantástica, conseguiu nos mostrar claramente, as dicotomias vivenciadas tão intensamente durante o século XX, como doença e cura, dor e prazer, tristeza e alegria, ignorância e sabedoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário